A miserable little pile of

  • Alves
    Idade: 21
    Descrição: Nunca comprou um jogo, nem de CD-Expert.
    Quote: "Leigo é uma merda."
  • isuzu
    Idade: 21
    Descrição: Prefere ver streams do que jogar.
    Quote: "O kojima-san gosta de [tal coisa]!!"
  • Vexille
    Idade: 20
    Descrição: Jogou Diablo II pela primeira vez em 2008 e apanhou pra Duriel
    Quote: "Vo jogar po, tem calma."

Tags

Links

Últimos Posts

Arquivo

John Carmack - Por Trás da Fama

Por Vexille || 15:43 || 21 de jan. de 2009


Esse é o John Carmack, o garoto gênio que criou o quase melhor FPS do mundo (edit por mim, isuzu, para melhor compreensão dos fatos), idolatrado por nerds tetudos que fazem Ciência da Computação. Mas muitas NUANCES & FACETAS desta figura mitológica do mundo dos gaymes continuam desconhecidas pelas MASSAS. Essas facetas serão dissecadas na íntegra em JOHN CARMACK - POR TRÁS DA FAMA.

...

Nossa história começa em Kansas City, em 1970, quando o mundo estava perdido nas dogras e ninguém era de ninguém, nasce o pequeno John Carmack. Sua paixão pelos computadores começou cedo, e juntando com sua porra-louquice causada pelo abuso de ácido por sua mãe durante o Woodstock de 69, resultou no pequeno Carmack, com 14 anos de idade, invadindo seu colégio à noite pra roubar um computador Apple II. Mas por ser nerd, foi pego, mandado prum centro de detenção juvenil e sob avaliação psicológica, foi tido como "sem empatia por outro ser humano" e disse que faria de novo se não tivesse sido pego.



MAS, águas passadas, o Carmack abandona o mundo do crime, se torna um estudante exemplar e entrou com uma nota de 1500 no SAT (a nota máxima na época era 1600) na faculdade local. E depois de dois semestres saiu da faculdade pra ser programador freelancer



Depois de um tempo freelanceando e fazendo dois jogos obscuros, ninguém menos que JOHN ROMERO chegou e fez do Carmack a puta dele, depois chamou ele pra trabalhar na Softdisk. Lá, os dois fariam uns jogos obscuros junto com a Adrian Carmack, que na verdade não tinha nenhum parentesco com o Carmack, mas ele já deve ter dado uns pegas nela usando cantadas de primo. Mais tarde, eles sairiam da Softdisk e fundariam a Id Software, que anda firme até hoje.

Depois de tantas emoções juntos, Carmack e Romero se tornaram BFF's. E um dia, Carmack resolveu mestrar uma campanha de D&D pra Romero e seus amigos nerds. Aliás, nessa campanha, o Carmack colocou uma daikanatana (espada grande em niponês), que o Romero gostou tanto que ia roubar o nome pra usar no seu super jogo anos depois. E bem dizia Jesus que RPG é coisa do capeta, Carmack e Romero começaram a ler livros Wiccas e finalmente fizeram um pacto com o demo. Foi aí que eles lançaram Catacomb 3-D, o terceiro da série, e o primeiro FPS do mundo a usar a fantástica técnica da foto 3x4 pra representar teu boneco. Só que em vez de começar a sangrar quando leva dano, teu boneco ia gradualmente virando uma caveira :D



O Catacomb 3-D foi o último jogo feito pelo Carmack e companhia em 91 e o último feito com a Softdisk como publisher. Em 92, foi lançado o MARCO na história dos FPS's, o simulador de gritinhos nazistas, Wolfenstein 3D, que foi lançado pra PC-DOS e portado pra meio mundo de plataformas.

O Carmack então começou a se concentrar em aperfeiçoar sua engine de 3D falsiê. Dois anos depois, em 1994, o demonho finalmente cumpriu seu lado da barganha e, dos quintos dos infernos e das entranhas da Id, surge o supra-sumo, mestre do universo e dos FPS, o arcade perfeito com foto 3x4 e satanismos, Doom! A engine tinha sido aperfeiçoada bastante, os cenários não eram mais feitos de corredores eternos da mesma altura e os movimentos ficaram bem realistas; dando uma de Akira Toriyama, a 3x4 do Doom Guy era quase igual ao BJ de Wolfenstein e bem parecida com o cara de Catacomb 3-D.


Carmack durante o pacto

O pico tinha sido atingido. Daí em diante todos queriam fazer seu próprio Doom (e muitos desses clones usavam a própria engine do Carmack, como Hexen e Heretic), mas ninguém se igualava, e o que chegou mais perto foi Duke Nukem 3D. Mas o Carmack não se deu por satisfeito. O Carmack queria mais. Estava INEBRIADO com o poder que conseguiu com seu pacto com o crambulhão. No mesmo ano, foi lançado Doom II, que na verdade não foi tão estranho, já que foi totalmente feito em cima do primeiro Doom. Mesmo não sendo tão bom quanto o original, conseguiu manter muito o nível e ainda era cheio de demonices, incluindo a patifaria com o John Romero no Icon of Sin.

Em 96, Carmack cria Quake, a última franquia da Id criada antes que o Carmack se perdesse. Mas antes que isso acontecesse, ainda seriam lançados todos os 3 Quakes e o Return to Castle Wolfenstein.

Em 2000, ele pára pra pensar o quanto andava gastando tunando suas ferraris e resolve investir essa grana no seu hobby secreto de infância, foguetes espaciais, e funda o Armadillo Aerospace, como engenheiro-chefe.



Ainda em 2000, Carmack anuncia que vai começar a trabalhar num remake de Doom utilizando tecnologia moderna, que viria a se tornar o Doom 3. Foi aí que as coisas começaram a ir por água abaixo. Os instintos de nerd programador e engenheiro espacial do Carmack começaram a falar mais alto do que seu coração satanista e seu amor por jogos. Ele ficou mais preocupado com a engine e em fazer jogos pra computadores que não existiam ainda (como é o caso do Doom 3), que esqueceu o que é um jogo divertido.

Pra você ver a força com que o Carmack bateu a cabeça, um dos integrantes iniciais da Id Software queria fazer de Doom um jogo cheio de historinha e gueri-gueri (ou seja, o que virou Doom 3). Carmack falou "história num jogo é que nem história num filme pornô. Você espera que esteja lá, mas não é tão importante." E o cara acabou sendo demitido em 93. O mundo dá voltas, minha gente.

Há quem diga que tudo começou com a separação dos melhores amigos pra sempre, Carmack e Romero. Romero tentou fazer o mundo sua puta e foi pra Ion Storm fazer o Daikatana e todo mundo sabe no que deu aquilo, enquanto o Carmack fazia Doom 3, Quake 4 e Quake Wars (que não eram tão ruins quanto Daikatana nem de longe, diga-se de passagem, mas não deixou de sujar o nome).

Mas, talvez ele não tenha se perdido por completo. Mostrando traços da sua antiga genialidade, o Carmack estava relax um dia com a patroa de férias quando resolveu pegar o celular dela pra ver os joguinhos. Eis que ele vê que só tem jogo ruim lá e resolve fazer um jogo de celular bom de verdade. Voltou da viagem e já anunciou que ia trabalhar no Doom RPG. Um ano depois, ficou com saudades dos tempos de D&D e lançou o Orcs & Elves pra celular também.

E esse é o fim da história por enquanto. Rage já tá aí em produção e eu tô na pequena lista de pessoas que tem um mínimo de esperança nesse jogo, ainda que não muita. Mas tudo bem, o Carmack ainda pode errar com Rage. Que ele erre mesmo. Que Rage seja um fracasso de vendas, de reviews e de resposta dos fãs. Que isso tudo faça o Carmack perceber a merda que andou fazendo e volte pro caminho certo antes de começar o Doom 4. Amém.

Marcadores: , ,


Poderizado por Blogger . Haloscan . HTML . CSS . RSS .