A miserable little pile of

  • Alves
    Idade: 21
    Descrição: Nunca comprou um jogo, nem de CD-Expert.
    Quote: "Leigo é uma merda."
  • isuzu
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    Descrição: Prefere ver streams do que jogar.
    Quote: "O kojima-san gosta de [tal coisa]!!"
  • Vexille
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    Descrição: Jogou Diablo II pela primeira vez em 2008 e apanhou pra Duriel
    Quote: "Vo jogar po, tem calma."

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Prince of Peasy

Por Vexille || 14:08 || 11 de dez. de 2008
[Update]


Tira o "die" que fica verdade



Alguns dias atrás saiu o novo Prince of Persia da Ubisoft. Eu confesso que nunca tinha jogado nenhum dos Prince of Persias tirando o original pro DOS, então comecei a jogar o Sands of Time mês passado. E eu fiquei realmente satisfeito com o jogo, o Prince era um personagem que você conseguia gostar e se apegar apesar de ser um escroto, e as interações e conversas com a Farah eram bem divertidas. A parte plataforma do jogo era bem boa e o combate, apesar de fuleiro e nas coxas, não estragava o jogo. Por essas e outras, eu fiquei bastante curioso a respeito do novo PoP.


O que eu não sabia era que a Ubisoft, vendo que o Wii tá vendendo e rola infinitamente mais®, resolveu seguir o caminho do CASUAL, fazendo o jogo amigável pra NÃO-JOGADORES. O que é uma burrice do caralho, já que alguém que não joga não vai comprar um PC high-end, um Xbox360, muito menos um PS3 pra jogar um Prince of Persia.

E como ele segue o casual caminho? O jogo é... fácil. Olha, eu já joguei jogos fáceis na minha vida. Zelda era fácil. Bonkers era fácil. Bubsy era MUITO fácil. Mas tem uma diferença de fácil pra RETARDADO. APAE. CRIANÇA ESPERANÇA.

Sabe quando tu tá jogando e teu boneco cai num buraco, ou numa armadilha, ou apanha demais de um inimigo, e tu, sabe, MORRE? Pois é, não tem disso no Prince of Persia. Tu não morre. Nunca. Tentaram o Rated E for Everyone. Se tu cai de uma plataforma, a Elika teleporta pra cima de tu e te pega, e tu volta pro lugar de onde tu pulou. Se um monstro te tira muito dano, a Elika dá um aduken nele e tu levanta de novo, e o monstro recupera um pouco de life (é, meu amigo, dependendo do bicho, não é nem o life todo!).

Claro, o jogo poderia ter isso e compensar sendo difícil, mas aí ele não seria retard. Vamos começar com o combate: você nunca enfrenta mais de um inimigo ao mesmo tempo, jamais. As lutas se baseiam em combos que funcionam como quick time events. Como tem uma variação razoável de combos, não são exatamente QTE já que não aparece o próximo botão pra tu apertar (quando atacando), mas você tem cerca de dois segundos pra dar o próximo comando do combo (possibilitando um button mashing que sempre resulta em combo existente). Pra defender é só segurar o botão de defesa, mas se você acertar na hora certa, dá pra armar um counter e você tem mais 2 segundos pra atacar. Se você ataca e o inimigo dá um contra ataque, você tem o mesmo tempo pra defender, ou seja, você só apanha se quiser ou se confundir os botões. E pra fechar com chave de OLRO, quando você "morre", antes da Elika te salvar, aparece um quick time event de um botão só (que pode ser qualquer um dos 5 disponíveis) que demora na tela MAIS do que qualquer outra coisa, e se você consegue, volta pro combate sem o monstro recuperar dano nenhum.

O melhor: você só luta se quiser! Sim, meu amigo, as lutas são completamente opcionais. Funciona assim: os monstros do jogo ficam em plataformas reservadas especialmente para as lutas. E eles não ficam lá até tu encostar neles, em vez disso fica uma sombrinha da CORRUPÇÃO. Aí é só chegar na sombrinha e atacar ela antes do monstro aparecer que não precisa nem lutar. Uhul.

Os mestres são tão mongois quanto monstros normais, só que com mais life. O primeiro mestre eu achei incrivelmente rápido, aí no segundo eu resolvi cronometrar pra ver exatamente quanto tempo durou. Exatos 51,22 segundos. Uma boss fight. Uma batalha épica. Menos de um minuto. Nem os mestre de Bonkers eram assim. Eu imagino que os boss mais pra frente durem mais né, mas não boto a minha mão no fogo por isso.


Aí um observador mais esperançoso pensa, tá, mas isso ae é o combate, mas o platforming tá legal, né não? Sim, do mesmo jeito que o resto do jogo está legal se você quiser jogar em dificuldade nula. Deixa eu elaborar: lembra como em Tomb Raider você tinha que pular da velocidade x no exato pixel y senão a Lara errava e caía? Aquilo era difícil, mas por causa do joguinho mal programado e feito nas coxas. Eu acho muito justo que um jogo de plataforma nos dias de hoje seja programado com uma tolerância pros pulos e tudo o mais. E PoP realmente faz isso, mas o problema não é esse. O problema é que você não precisa PENSAR pra fazer nada no jogo. Se tem um buraco na sua frente e a coisa certa a fazer seria um wallrun, vai ter as marcas na parede pra isso. Uma trilha. Todo dia passa gente ali fazendo wallrun, minha gente. Também sempre que você puder escalar num lugar mais alto, vai ter um puta anel de ouro gigante pra tu se agarrar.

O jogo é tão cheio de indicações visuais de onde ir e do que fazer que tu não tem nem que pensar. Quando você tá caindo de um abismo ou um lugar muito alto (nem digo caindo pra MORTE já que não existe aqui né) a tela vai ficando acinzentada. Aí sempre que tu dá um pulo que vai precisar de pulo duplo, a tela fica cinza pra te avisar, que é pra nem correr o risco de exercitar o cérebro.

Aliás, outra reclamação PERTINENTE quanto a dificuldade é o tal do tutorial. Isso já é um problema recorrente do Sands of Time, só que no SoT não era tão mongol como é aqui. Acontece assim: sempre que tu vai dar um wallrun, escalar uma parede, etc, aparece um helpzinho explicando como fazer as coisa. O problema é que ele não aparece UMA vez, ele aparece TODA vez até tu ir nas opções e desligar. O problema maior disso é que toda vez que tu contra-ataca ou um inimigo te contra-ataca, o jogo PAUSA pra te explicar que APERTA A DEFESA AGORA PRA NÃO APANHAR, fazendo impossível de levar dano assim. Aí tu vai lá e desliga o tutorial. Aí acontece uma coisa que nunca tinha acontecido antes, e o jogo não te explica porque tu foi obrigado a desligar o tutorial.

Isso já é mais do que o suficiente pra fazer quem não é fã da série desistir de jogar. O problema é que esse jogo sacaneia até com quem é fã (diferente de fanboy, que vai sugar o pau da Ubisoft de qualquer forma). Eles mudaram completamente a ambientação. O jogo não tem cara mais de ser na PÉRSIA, tá mais pra Prince of Zelda. Aliás, eu acho engraçado que só eu que tô achando tanta semelhança desse PoP com Zelda, porque eu não li isso em mais lugar nenhum. Em vez de castelos e dungeons cheias de armadilhas, agora são ruínas com monstros. Pra ficar mais Twilight Princess, tem a mesma coisa de um pedaço de terra CORROMPIDO, tu vai lá, mata o boss, e tudo fica florido e gay. Pra ficar mais Twilight Princess ainda, a Elika lembra MUITO a Midna, e até o barulhinho que ela faz quando tu aperta o botão de indicar o caminho parece a Midna falando.

Outro detalhe que deixa menos PÉRSIA ANTIGA ainda é o Prince. Pegaram o dublador do Drake de Uncharted e tiveram preguiça de fazer outro personagem. Só que não sabem fazer o Drake direito e acabou ficando forçado e avacalhado. O príncipe do Sands of Time era um escroto brincalhão, mas ele era um personagem bem mais complexo e envolvente. O novo príncipe só faz falar merda e soar como se ele fosse do século 20. "Now that's some light show!" Ah ha ha ha

E pronto, Prince of Persia é isso aí. Acabaram com a dificuldade que tinha antes (que tinha MUITO se levar em consideração o de DOS), mataram a ambientação copiando Twilight Princess (inclusive na história) e copiaram o Drake. Tudo isso pra fazer um jogo bonito e com dificuldade nula rated A for APAE, que não vale a pena a menos que você queria ficar o dia olhando pra CORRUPÇÃO virar FERTILIDADE florida e gay. Se você gastar dinheiro com este jogo, fique sabendo que você é o câncer que está matando a INDRÚSTIA.

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